Quando fatiamos um bolo em um evento festivo, geralmente tentamos dividir as fatias de forma igualitária. Da mesma forma, as empresas do século XXI podem ser comparadas a um bolo, ou seja, todas as partes com fatias iguais formam um todo, se completam, visando a um bem comum: segurança e saúde, produtividade, comercialização, qualidade, custo e satisfação do cliente.

Isso porque se entende, hoje, que a concepção de saúde e da segurança do trabalhador é uma questão de responsabilidade geral que tem como objetivo intervir nas relações de trabalho, promovendo e protegendo a saúde dos trabalhadores por meio das ações de prevenção dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho. Quando se foca no bem-estar e na satisfação dos funcionários, ressalta-se sua qualidade de vida. E pesquisas de opinião apontam que um dos pontos que eleva a qualidade de vida no ambiente trabalho é a satisfação do trabalhador em sentir-se cuidado. Em contrapartida, as empresas que investem nesse sentido ganham na produtividade, na motivação e no compromisso de seus trabalhadores, o que irá refletir diretamente na satisfação do cliente com a qualidade do trabalho gerado.

Evidencia-se, também, que uma das principais características de um líder é cuidar da sua equipe de trabalho, mantê-la participativa, resiliente e comprometida. Este cuidar só traz benefícios tanto para o trabalhador como para a empresa, pois na possibilidade de ocorrer alguma fatalidade com este, a empresa só tende a perder, em todos os sentidos, correndo o risco de até fechar suas portas. A segurança é o reflexo de uma empresa eficiente.

Com o processo de globalização, a empresa para sobreviver precisa tornar-se competitiva, portanto é necessário, sim, modernizar seus recursos técnicos, qualificar e capacitar seus recursos humanos, proporcionando boas condições de trabalho com prevenções contra qualquer risco de acidente de trabalho. Dessa forma, é imprescindível investir para ter retorno nos custos e na comercialização.

Enfim, Empresas do século XXI, sejam fatias iguais de um bolo.

Eduardo Gastaud

Gestão de Segurança & Saúde Empresarial 

eduardo@wwin.net.br

http://wwin.net.br/