Hoje, dia 11 de agosto, é Dia Advogado, uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, quem exerce grande importância na sociedade por ser considerado o mais legitimo representante dos interesses do cidadão. Figura indispensável à administração da Justiça, possui grande função social, detém capacidade postulatória, defende os interesses das partes em juízo ou fora dele e presta assessoria e consultoria. Por trabalhar no cotidiano de seus clientes, atua diretamente na solução e na prevenção das questões que envolvem a vida do cidadão de forma geral.

Advogado torna-se um solucionador e mediador de conflitos, um intermediário entre o cliente e a Justiça. O advogado, na sociedade atual, está preocupado em resolver os conflitos antes mesmo que eles sejam levados a julgamento. Para isso, ele precisa não só ter conhecimento de direito, mas de outras disciplinas, como economia, psicologia etc.

O papel do advogado, hoje, na sociedade, vai muito além de tentar ajuizar uma ação junto aos poderes competentes, de defender o cliente em juízo, passa, também, pela busca de soluções cada vez mais rápidas para os conflitos, o que implica, necessariamente, na tentativa de se evitar que estes sigam para julgamento e prestar boa orientação.

O advogado também exerce papel fundamental na busca pela preservação do direito às liberdades individuais e coletivas desempenhando uma função social de preservar os direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação.

Na prática da advocacia, o enfoque da negociação está, justamente, na tentativa de se evitar litígios em juízo, apresentando-se soluções rápidas aos conflitos e, consequentemente, contribuindo para desafogar os tribunais do número de processos, tornando a justiça mais eficaz e célere. De acordo com o Art 133 da Constituição Federal, “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

A importância do advogado está intrínseca ao desenvolvimento do estado democrático de direito e, muitas vezes, sua capacidade é medida a partir de suas causas ganhas nos tribunais. O que não se pode esquecer é que o exercício da advocacia é uma luta interminável. É a luta pela liberdade, pelo direito. É a batalha diária travada nos corredores do Fórum, nas audiências e até no diálogo com o cliente.

Portanto, o advogado é peça fundamental na formação da sociedade atual e no seu regular funcionamento, pois depende dele vivermos em uma sociedade mais justa e democrática. Com certeza este profissional tem em suas mãos meios capazes de modificar a vida de uma pessoa; cabe a ele utilizá-los com coerência e responsabilidade.

Parabéns a todos os advogados!

 

Terezinha Tarcitano

TTarcitano Assessoria de Comunicação

www.ttarcitano.com.br

terezinhatarcitano@yahoo.com.br