Multa de R$ 255 mil no Carrefour
O Procon de Porto Alegre entregou anteontem (13) notificação de multa no valor de R$ 255,4 mil ao hipermercado Carrefour da avenida Plínio Brasil Milano, em Porto Alegre.
O valor da penalidade é proporcional à dimensão do prejuízo que poderia ser estendido à população. “O supermercado estava comercializando 2.072 produtos, que deveriam estar congelados à temperatura de -12 graus, mas apresentavam degelo aparente”, disse o diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior.
Os produtos em mau estado eram pizzas, bifes para hambúrgueres, sorvetes e batatas-palito. A atuação do Procon foi baseada em laudo pericial da Coordenadoria Geral de Vigilância da Saúde, que concluiu que "os alimentos estavam impróprios ao consumo".
Foram retirados do comércio e encaminhados para serem inutilizados em aterro sanitário.
De acordo com a Vigilância, a temperatura determinada, pela indústria fabricante na rotulagem do produto, é uma das recomendações a serem seguidas pelo comércio para que se garanta a qualidade. Submeter uma mercadoria a trocas da condição de congelado para descongelado permite a multiplicação de bactérias patogênicas e deteriorantes, que afetarão o produto na sua qualidade.