Pegue um objeto qualquer que esteja em sua frente, e se pergunte você sabe tudo sobre ele?

Não responda de uma vez só, dê uma boa olhada antes, e então lhe pergunto você pode dizer que conhece realmente este objeto, que domina toda informação sobre ele?

Peguei um palito, é um destes de dente, nossa famosa Gina, vamos lá pegue ele comigo, e responda, você sabe tudo sobre este palito ?

Qual sua resposta, sim?

Quem bom, então me diga:

- Quem inventou este palito? Qual foi a primeira civilização que usou este palito? Ele tem patente em algum país? Quanto empregos são gerados no mundo através da fabricação de palitos? Qual a cor pantone deste palito? Quantas moléculas existem neste palito? Qual a composição química dele? Quem é o dono da fábrica que faz este palito? Quantos anos tem a Gina? Ela existe? Qual o ângulo da ponta do palito? Como é a máquina que faz o palito? Qual o lucro por palito ? Quanto de gás carbônico é colocado na atmosfera pela queima de um palito ? Quanto mede este palito? Qual o impacto dos palitos da redução mundial das cáries? Quantos newtons força são necessários para quebrar este palito? De quantos ohms é a resistência dele? Quantos quarks tem dentro dele?

É amigo sabemos tão pouco sobre este palito que nem todas as perguntas sobre este palito sabemos fazer.., mas, não se assuste, pois nem o dono da fábrica de palitos sabe tudo sobre o palito, nem um físico, nem um químico, nem um médico, nem um engenheiro, nem um advogado e nem nenhum ser humano da face da terra.

De fato , a  única coisa que um ser humano realmente pode saber é que não sabe tudo, pois cada um de nós detém no máximo um pouco de conhecimento limitado sobre uma ou outra coisa até mesmo sobre um mísero palito.

Desta forma, pense bem, se nem um palito conhecemos de fato, como alguém acha que pode se arvorar na intenção de saber tudo sobre como funciona a política neste país tão "simples" de entender e com "tão poucos" interesses envolvidos ao ponto de desfazer amizades e tratar com desprezo e ignorância quem pensa diferente ?

Quem será o mais ignorante, quem pensa diferente ou quem tem plena e absoluta certeza de estar certo ?